Brasilidade de Marina Boaventura

Marina Boaventura formou-se no Centro Universitário Belas Artes em 2015, seu projeto de conclusão de curso teve como base a cultura Afro brasileira e as religiões trazidas da África, originando assim estampas com inspiração de Orixás.

Nesse release ela nos explica um pouco sobre a forma com a qual ela se inspirou:

“Com o objetivo de conhecer melhor nossas origens, valorizar e promover a cultura  brasileira, através do Design de Superfície, o projeto aborda o tema “Religiões Afro-brasileiras.

A coleção foi dividida em 8 famílias, apresentando  por  meio  de  signos  e  símbolos  os  oito  Orixás mais cultuados no Brasil, tanto na Umbanda quanto no Candomblé. Oxalá,  Iemanjá,  Iansã,  Ogum,  Oxóssi,  Oxum,  Xangô e Exu serão retratados nas estampas com suas cores, símbolos, folhas, e outras informações imagéticas que os representam.”

 

axe-de-iemanja521

Axé de Iemanja

nas-maos-de-oxum525

Estampa Nas mãos de Oxum

machado-de-xango530

Estampa Machado de Xangô

curso-de-oxum524

Curso de Oxum

O modo com a qual Marina vê as cores e formas de acordo com as características de cada Orixá transparece as origens e formações de uma cultura muito forte dentro do Brasil, resquícios de uma sociedade multicultural e que necessita ser representada de diversas formas, para que os pré-conceitos não tomem o lugar da valorização cultural.

Gostou do conteúdo? gostaria de compartilhar seu trabalho no Backstage? mande seu e-mail para contato@backstagefilmes.com com o assunto Novos Talentos Backstage – (NOME), queremos que você faça parte também!

Compartilhe, Curta e Comente podemos ser melhor com a sua ajuda!

Previous Post
Next Post

1 Comment

Leave a Reply