Brasilidade

O que seria uma identidade brasileira de moda? Isso é o que me pergunto todos os dias, pois determinar uma identidade de um país tão multicultural é realmente um desafio, recebemos informações de tendência e comportamento através do mundo e é nesse momento que mapear um conceito de moda brasileira fica cada vez mais difícil.
Somos um pais que sofreu consequências de sua colonização por muitos anos, recebemos imigrantes de diversos países desde nosso surgimento até os dias de hoje, portanto encontrar alguém usando um turbante com quimono não seria incomum, nossa história é o que nos define como personagens dentro da moda internacional, mas como usar essa característica a favor do crescimento da moda brasileira?
Por sermos uma cultura tão mista conseguimos atingir diversos públicos, o mercado é extremamente amplo, é claro para quem entende o mercado e se posiciona de acordo com ele. A moda brasileira mantém tradições seculares, assim como reinventa conceitos com o seu “jeitinho” improvisado, ao mesmo tempo que possui as delicadezas dos bordados e rendas antigas faz seu contraponto com as influências tecnológicas.
Somos responsáveis por não deixar que limitem nossa história a “modinhas” passageiras, manter a raiz cultural é base para a estruturação de um mercado de moda aquecido, mostrar ao mundo a forma como transformamos as informações primárias que recebemos, assim como criamos ouro através de nossa terra, mostrar a beleza de nossas origens naturais misturada com essa nova geração de mentes inquietas por um novo horizonte na moda.
Aprofunde-se nesse tema através de nossas dicas de livros e documentários:
Moda no Brasil por brasileiros:
213520_1ggDocumento fotográfico de uma arte que, ao mesmo tempo, é o sustentáculo de uma poderosa indústria. Dois nomes que ajudaram a projetar internacionalmente a moda brasileira a partir dos anos 90 apresentam os diversos setores desse dinâmico universo. Além de homenagear conhecidos modelos, revelam os rostos de um ´exército´ de estilistas, beauty artists, empresários, fotógrafos, jornalistas e DJs, entre outros profissionais que trabalham em eventos como a São Paulo Fashion Week, coordenado por Paulo Borges. Esse “exército” de estrelas e coadjuvantes foi registrado de maneira democrática e clean, em preto e branco, por Bob Wolfenson, artista capaz de construir mitos instantâneos através da mágica de suas lentes. O livro é introduzido por uma conversa descontraída entre Borges e o fotógrafo.
História da Moda no Brasil – Das Influências às autorreferências 2° Ed:
download-3Resultado de uma pesquisa vasta e inédita em sua abrangência, o livro ‘História da Moda no Brasil: das influências às autorreferências’, que sai agora com o selo da Disal Editora, é o mais importante trabalho sobre moda já produzido no Brasil – realizado pela Pyxis Editorial sob a coordenaçãodo jornalista e escritor Luís André do Prado e do professor de moda e escritor João Braga. Com apresentação gráfica primorosa, ilustrado com mais de 400 imagens, o volume permite ao leitor percorrer a história de nosso país por meio das roupas, compondo um painel visual evolutivo dos movimentos estéticos, comportamentais e da criação de moda vivenciados no Brasil. Em 640 páginas, o leitor encontrará todos os movimentos da moda ocorridos ao longo de mais de um século, dos tempos em que apenas reproduzíamos ou adaptavamos lançamentos de Paris, ao período de criação da alta moda local (com os costureiros da década de 1960, como Dener Pamplona e Clodovil Hernandes), passando pelo surgimento do prêt-à-porter nacional, pelos grupos de moda da década de 1980 até a consolidação das Semanas de Moda – como a São Paulo Fashion Rio (SPFW) e Rio Fashion, na primeira década do século XXI. Para compor esse painel, foram feitas pesquisas em diversos acervos e coletados 127 depoimentos, relatos de pessoas que vivenciaram essas diversas fases evolutivas e que permitem ao leitor ter um relato histórico vivo.
História da Moda no Brasil:
22168778A autora nos apresenta mais de cinco séculos de história conseguindo prender o interesse e a atenção dos leitores com sua escrita leve e bem articulada. Com uma extensa rede de referências História da Moda no Brasil é um guia completo para os que buscam dados específicos sobre as formas de vestir de uma determinada época proporcionando também uma leitura prazerosa para quem opta pela seqüência dos capítulos, numa cronologia que se inicia no século XVI e chega ao XXI.
História da Moda no Brasil:
Série de 4 programas de 26 minutos que fazem uma leitura antropológico/histórica da Moda no Brasil, tendo como costura a discussão da moda brasileira.

Gostou do conteúdo? Compartilhe, Curta e Comente, podemos ser melhor com a sua participação!
Previous Post
Next Post

3 Comments

Leave a Reply