Convidado da Semana – Francesca Giobbi

Como convidada da semana temos Francesca Giobbi que nos explicou um pouco sobre como surgiu a idéia do Fashion For Better, sua experiência no mercado de luxo internacional e como ela viu de perto a forma com a qual artesãos pelo mundo inteiro trabalham.

A Francesca nos deus uma entrevista exclusiva sobre seu processo e nos adiantou um pouco sobre o Fashion for Better:

Fotos por Claudia Lopes (@clau.lopess)

“Olá, leitores do Backstage, feliz e honrada por estar escrevendo estes quatro parágrafos e antes de mais nada obrigada pela oportunidade!

Sou Francesca Giobbi estilista de calçados e amante do trabalho manual, a 25 anos trabalho com o alto luxo, minha carreira começou na área comercial em Milão com Versace, Prada, Gucci, Sergio Rossi e Armani e se prolongou na área industrial de calçados entre Brasil, India, China e Italia.

Após passar a casa dos 40 anos em Mumbai, me perguntei: O que estou fazendo com o dom da criação que Deus me deu? O papel aceita tudo, mas a vida não, para mim desenhar um sapato é criar um sonho e fabricá-lo é realizar este sonho. O mundo capitalista, espinha dorsal das grandes marcas de moda internacionais está indo cada vez mais distante, procurando mão de obra escrava fazendo o que deveria ser o belo ficar feio.

14393791_10202648077838544_633983296_o

O Fashion for Better é um movimento que foi criado em meu coração após dizer não a este sistema capitalista enquanto estava em uma fábrica de bordados manuais na Índia, ele foi amadurecendo quando comecei a ver uma grande oportunidade de gerar renda a milhares de artesãos brasileiros e do mundo a fora através da união do artesanato com a indústria. Somos um pais multiétnico e em desenvolvimento os trabalhamos manuais que aprendemos através de gerações ainda é um passatempo bastante comum nos lares brasileiros, e um ótimo remédio para tirar os adolescentes das drogas e da prostituição dando assim dignidade ao ser humano.

A maturidade me mostra que para gerar renda digna e respeito a milhares de artesãos pelo mundo devemos não somente unir a indústria brasileira, mas também a indústria internacional da moda, com artesãos dos quatro cantos desta Terra mostrando ao consumidor final como o produto é feito através do selo Fashion for Better.

14408195_10202648077918546_607067390_o

Seguindo assim o sistema dos restaurantes que dão respeito aos seus chefs e assistentes mostrando aos seus clientes uma cozinha aberta, decidimos produzir juntamente com o time do Backstage e colaboradores, maravilhosos vídeos apresentando o selo Fashion for Better, para chamar a sua atenção ao movimento.

Não ao trabalho escravo!! Vamos juntos resgatar a mão de obra de bordados, crochês, macramês, rendas manuais, patchwork de couro, sapateiros, costureiros, modelistas entre outros junto a indústria para uma moda bela e justa. ”

Obrigada Backstage.

Beijos Francesca Giobbi.

 

Previous Post
Next Post

3 Comments

Leave a Reply